Bene projeto
de vida

Segundo a BNCC: “Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive”.

Bncc e Projeto de Vida

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direito de aprendizagem e desenvolvimento.

Projeto de vida trabalha toda a perspectiva do estudante para sua nova vida a partir do novo Ensino Médio. O aumento das horas e a possibilidade do jovem escolher os itinerários formativos faz com que o estudante seja protagonista da sua caminhada, esse protagonismo aumenta sua percepção de mundo e responsabilidade social. Por isso, todas as escolas, públicas e privadas, deverão se preparar a fim de proporcionar o melhor caminho para o desenvolvimento e execução de um Projeto de Vida bem estruturado, que garanta o protagonismo e o engajamento dos jovens em sua própria vida e na vida da sociedade, como bem comum.

o que é o Projeto de Vida
na Escola?

O papel da escola torna-se fundamental para ancorar o crescimento dos jovens estudantes, pois projetar a vida perpassa por questionamentos de todas as ordens, desde a reflexão sobre a própria origem, até aos diferentes tipos de desigualdade social no mundo, aos tipos de violência diante das desigualdades sociais, étnicas e de gênero. Um projeto de vida bem desenhado e desempenhado na escola, apresenta ao jovem as tantas formas de ser, as habilidades que tem e as que será capaz de desenvolver.  A escola é a ponte que permite o encontro do jovem consigo mesmo e com o mundo, para perceber qual a melhor forma de integrar-se a ele e fazer a diferença em seu contexto social.

Como se constrói um projeto de vida?

Para traçar um projeto de vida, o estudante precisa fazer escolhas; e, para isso, perceber que essas escolhas
decorrem de influências interiores e pessoais de cada jovem,
das influências do meio em que vive, de seu histórico
familiar e de seus desejos e aspirações que tem sobre sua vida.

O Bene:) Projeto de Vida se fundamenta nos estudos
da Ética, do Desenvolvimento de Personalidade e suas emoções nos pressupostos do desenvolvimento humano e nas contingências socioculturais que exigem um cidadão com competências próprias ao mundo século XXl.

Material Didático do
Bene Projeto de vida

O Programa Bene:) Projeto de Vida possui duas temporadas, que podem ser oferecidas de forma independente ou complementar. 


1.ª Temporada • Ensino Fundamental Anos Finais. Essa temporada é composta de cadernos temáticos para estudantes a partir dos 11 anos, numa metodologia exploratória, interativa e vivencial. São 12 temas como interesses, aptidões e Lifelong Education, que tratam de maneira reflexiva, contextual e prospectiva os desafios de se pensar o próprio futuro. 


2.ª Temporada • Ensino Médio, Coleção Ethos. Composta por três livros, essa temporada é destinada aos alunos do Ensino Médio, formalizando a trilha do Projeto de vida, a partir das dimensões da Ética + Desenvolvimento Humano + Profissional + Universitário, que se elaboram em autoconhecimento e posicionamento crítico às decisões. 

O volume 1, Ethos Self, trabalha aspectos e visões pessoais do estudante para a construção de uma boa autoimagem; 

volume 2, Ethos Connect, trata de seu relacionamento com o contexto que o cerca, promovendo escolhas reflexivas e acertadas e;

volume 3, Ethos Sucess, promoverá autonomia em sua escolha profissional e autoconfiança para os momentos decisivos que precedem os Exames Nacionais, como o ENEM e outros Vestibulares. 


Oferecemos também a utilização de uma Plataforma digital exclusiva para o estudante, facilitando o acompanhamento de suas atividades pelos educadores e pela família – O BENE Digital!

Coordenadores

    O Programa Bene:) Projeto de Vida tem como objetivo conduzir estudantes à reflexão gradual de uma construção de futuro, a partir de um movimento interno, ao desenvolver o seu autoconhecimento, movimento lateral ao reconhecer suas origens familiares e comunitárias, e externo prospectivo, através da exploração de possibilidades e reconhecimento de mundo.

    Nesse propósito, o programa irá favorecer a identificação de aptidões e potenciais, auxiliando-os na tomada de decisão em relação à vida pessoal e profissional. Um relevante passo que antecede a escolha do Itinerário Formativo, prevista pela BNCC no Ensino Médio.

Diretores

O Programa Bene proporciona à escola tornar-se uma referência empresarial e projetar-se em sua localidade com maior reconhecimento social diante de seu público.

Um PROJETO DE VIDA bem instrumentalizado apresentará ao jovem as tantas formas e jeitos de ser, as competências e habilidades que possui e que ainda poderá desenvolver; portanto, A ESCOLA SERÁ A PONTE que permitirá a esse jovem reconhecer-se a ele a fazer diferença em seu meio social.

Todas as escolas, públicas e privadas, deverão estar preparadas para esse novo contexto descrito pela BNCC, prontas para proporcionar o melhor caminho ao desenvolvimento de um Projeto de Vida bem estruturado, que garanta o protagonismo estudantil e o engajamento dos jovens em sua construção pessoal.

Professores

Para condução do Projeto de Vida serão disponibilizadas orientações aos educadores, contendo explicação das dinâmicas e questionários que os estudantes responderão na Plataforma Digital.

Os treinamentos serão presenciais e on-line, através da plataforma digital e contarão com os pressupostos teóricos do Programa, para que os educadores compreendem sua preciosa performance nesse cenário.

O Projeto de Vida conta com assessoria on-line para dúvidas, equipe de apoio pedagógico e, ainda, com o aplicativo BENE Educa, que facilita a preparação dos educadores na execução do Projeto em sala.

Há, também, o planejamento detalhado de atividades e o Calendário de aulas, com as habilidades e competências da BNCC já dispostas em cada episódio. Tudo já descrito e bem elaborado para facilitar sua atuação em sala de aula, junto aos estudantes!

Famílias

Quantas vezes perguntamos aos nossos adolescentes ou jovens: “O que você quer se quando crescer?” … e nos deparamos com as seguintes respostas: “Quero ser rico” ou “Quero ser famoso”, outros, já arriscam um palpite: “Quero ser médico, cientista ou advogado”…
Esse é, sem dúvida, um tempo de decisão e, muitas vezes, de angústia. Como pais, quais são os melhores caminhos para ajudá-los a alcançar os seus sonhos? Como orientá-los diante de tantas opções?

Precisamos de um suporte que faça o coração de seus filhos baterem mais fortem, seus olhos brilharem e a força de vontade florescer!

Que tal pensarmos sobre construir junto a eles, desde cedo, um PROJETO DE VIDA?

Bene projeto de vida

A elaboração de um Projeto de vida parte do pressuposto de que a escola não é apenas um lugar para a transmissão do conhecimento formal, mas o espaço de formação integral de um indivíduo, que aprende a partir das vivências cotidianas como construir uma cidadania plena. Dessa maneira, o estudante será capaz de reconhecer para si os direitos civis, políticos e sociais que expressam a igualdade dos indivíduos perante a lei e incorporará o sentimento de pertencimento a uma sociedade civilizada, tornando-se um promulgador do bem comum.

É nesse movimento de autoconhecimento e de autorregulação que o estudante, munido de informações concernentes ao mundo que o cerca e de toda a expectativa que nele é depositada, se permite fazer escolhas acertadas, assumindo, gradualmente, a condição de protagonista de seu próprio futuro.